Kojji



INSEGURANÇA E MEDOS


Quantas vezes desejamos uma  ascensão e realização profissional, mas o medo e a insegurança impedem este intento? Oportunidades de cargos de chefia  se perdem pela insegurança ou m medo inconsciente de responsabilidade.  O medo de altura pode impedir uma viagem ou tornar um vôo de avião um verdadeiro pesadelo.  O medo de falar em público pode prejudicar uma boa oportunidade de liderança. O medo de relacionar-se com as pessoas pode impedir  o encontro de um grande amor. O medo de freqüentar lugares fechados ou com bastante gente também é um problema que causa muitas limitações.  O medo de água, de escuro, da morte etc.  e todas as outras fobias também acabam restringindo uma vida plena e feliz. 

Muitas vezes o comportamento agressivo, tímido ou anti-social pode vir de um medo latente. Tomar consciência destes aspectos que estão nas profundezas do Inconsciente devido à registros de experiências pretéritas traumáticas pode ser o melhor caminho para se libertar completamente e definitivamente destes fantasmas que cerceiam as possibilidades de uma vida mais tranqüila e feliz.

Neste sentido, a Terapia de Regressão é a melhor técnica para a resolução destes entraves. Também as terapias Cognitivas, de Condicionamento Operante e Programação Neuro Lingüística podem atuar eficientemente nestes casos, contudo,  uma abordagem Psicanalítica, ou seja, de busca de traumas ou conflitos intrapsíquicos, parece ser o mais profícuo.

O mais importante é tomar coragem e iniciar um processo terapêutico de superação do medo, este que muitas vezes impede até a busca de uma melhora. Neste caso é importante o apoio sério dos convíveres, aceitando o medo como algo real e que deve ser levado a efeito, e não rotulando apenas como mera “frescura” ou “coisa da sua cabeça”. 

Foto: Expandindo Luz,  pintura em tela da Artista Plástica Neiva Külzer ( Veja em nossa Loja, nos diversos, Arte Terapia).