Kojji



PREPARAÇÃO PARA VESTIBULARES E CONCURSOS


 

O maior inimigo durante as provas e testes é a ansiedade, que acaba provocando  bloqueios no raciocínio e na memória.

Em muitos casos a pessoa até sabe e domina bem o conteúdo em prova, mas devido ao nervosismo, insegurança, pressão psicológica e ansiedade, acaba tendo os famosos “brancos” bloqueando as informações. Resultando numa perda de eficiência.

Também existe o problema da “auto-sabotagem”, na qual por razões inconscientes a pessoa acaba provocando erros e acidentes. A literatura psicanalítica é rica em exemplos semelhantes em que ocorrem atos falhos, lapsos de memória, etc.

Nosso trabalho nesta preparação consiste em ensinar técnicas de relaxamento que permitem o controle da ansiedade, uma melhora no aprendizado e na memorização.

Se a pessoa já tentou vestibulares várias vezes e “quase” passou, há razões para se suspeitar de uma auto-sabotagem, um tipo de “síndrome de Sísifo” ou algum conflito edipiano  mal resolvido. Nestes casos recomendamos um trabalho de psicanálise integrativa.

É importante acreditar que todos temos capacidade, mas o que muitas vezes impede de manifestarmos estas é um desajuste no estado emocional e mental. Contudo, é possível obtermos controle sobre estes estados através das técnicas de relaxamento físico e mental, bem como de uma integração dos conflitos intra-psíquicos.

Sabemos também que a eficiência pessoal está ligada a motivação e esta muitas vezes pode ser obtida por um bom trabalho sobre si mesmo e elevando a auto estima.

Em determinadas condições a memorização e a aprendizagem podem ser intensificadas. Através de técnicas simples de respiração e relaxamento podemos obter excelentes resultados. 

Veja mais em Terapias e Cursos.