Kojji



PROJETO DE VIDA


Tudo o que existe que foi construído teve um projeto, desde uma bicicleta a um automóvel, de uma casa a um templo, de uma geladeira a um televisor, de um parafuso a um motor, de uma música a um livro. Tudo teve que ser planejado e organizado. As exceções são coisas simples ou desastrosas. Claro que o acaso às vezes cria coisas interessantes, mas contar com o acaso pode ser catastrófico.

Se misturarmos farinha, leite, ovos, sal e açúcar ao acaso, será que sairá um bolo? Todos sabemos que não. É necessário planejar, organizar e executar cada etapa, dosando a quantidade e o momento apropriado de cada ingrediente. O mesmo acontece para montar um televisor, uma música, uma construção textual etc.

A nossa vida, nosso maior patrimônio, não é diferente disto. Infelizmente a maioria das pessoas deixa que suas vidas sigam ao acaso para “não sei aonde”. O resultado disto quando não é catastrófico, fica muito aquém do que poderia ser. As pessoas vivem vidas insípidas e medíocres como fantoches nas mãos do destino. E se contentam em pensar: “Deus quis assim”.

O mais importante de nossa existência, que é o nosso viver, deve ser planejado atenciosamente para que tenhamos uma vida plena e feliz. Claro que muitos conseguiram atingir uma vida próspera e até feliz sem projetos de vida, que o acaso lhes facilitou, mas são exceções à regra. Muitos não tinham um projeto no papel, mas tinham em mente e a mente deles atraiu para eles as oportunidades que esperavam.

Acontece que a mente tende à dispersão, por isto é necessário um planejamento cuidadoso e de preferência que se coloque no papel. Faça um projeto de vida em cada área para que as coisas aconteçam apropriadamente. Alguns projetos não se concretizam por terem elementos incongruentes, ou se concretizam e trazem sofrimentos por causa de elementos antagônicos.

É fundamental que os elementos do projeto tenham congruência. Por exemplo: uma pessoa que queira viajar muito, fica complicado carregar um monte de filhos. Uma pessoa que queira muita riqueza e fama, pode sofrer com a necessidade de privacidade e segurança.

O que é necessário para a montagem de um projeto de vida:

Ø Estabelecer um prazo para a realização das metas. Sem esse cuidado, as metas podem demorar muito para serem atingidas. Faça um projeto com o prazo de um mês ou um ano; outro para cinco anos; outro para dez anos, e assim por diante.
Ø Delimitar exatamente o que se quer, ser minucioso e detalhista, para conseguir exatamente o que se quer. Muitos acabam vítimas de seu mau planejamento. Por exemplo: algumas pessoas sonham em dar aulas, tudo parece muito lindo e maravilhoso, mas na prática tem que montar aulas, provas, corrigir trabalhos, tolerar os alunos, seguir as diretrizes educacionais, hierarquias etc. Se no projeto afetivo a meta for conseguir um homem bonito e rico, você pode até conseguir, mas ele pode ser mau caráter. Então coloque cada detalhe: bonito, rico, bom caráter, divertido, compreensivo, comunicativo, asseado, inteligente, saudável, etc.


O projeto de vida deve conter as seguintes áreas:

Ø FÍSICO: planejamentos de cuidados com o corpo, saúde, alimentação, sono, exercícios, hobbyes, etc.
Ø INTELECTUAL: aprimoramento de conhecimentos, estudos, profissão, etc.
Ø AFETIVO: relacionamento com o sexo oposto, namoro, casamento, etc.
Ø ECONÔMICO: ganhos profissionais, empreendimentos, economias, investimentos, etc. (delimite o quanto quer ganhar e com o que).
Ø SOCIAL: amizades, participatividade social, festas, comemorações, etc.
Ø FAMILIAR: relação com a família, programação de filhos, etc.
Ø ESPIRITUAL: religião, dedicação a Deus, busca da Verdade, etc.


SUGESTÕES DE LEITURA:

- Criando seu futuro com sucesso – Tad James
- As Sete Lei Espirituais do Sucesso – Deepak Chopra


FILMES:
- The Secret
- Quem Somos Nós?
- Um Sonho de Liberdade