Kojji



AURICULOTERAPIA


 

PROMOÇÃO 50% OFF:

AURICULOTERAPIA A R$ 15,00

 

A aurículo-acupuntura segue os conceitos da Medicina Tradicional Chinesa. No Nei Ching, o livro básico da acupuntura, escrito há mais de 5.000 anos atrás, há referências ao uso do pavilhão auricular na terapia, considerando-o como sendo um órgão isolado em que há conexões com todos os demais órgãos do corpo. No antigo Egito, em 2.500 a.C., usavam o pavilhão auricular para fins terapêuticos, inclusive aplicavam nas mulheres como recurso anticoncepcional natural. Em “O livros das Epidemias”, o célebre Hipócrates – o Pai da Medicina, relata que a punção nos vasos sangüíneos auriculares ajudariam no tratamento de processos inflamatórios, inclusive a punção em determinada veia do dorso da orelha curaria a impotência.

Recentemente, o Dr. Paul Nogier, médico e acupunturista francês,  retomou esta importante prática e foram descobertos novos pontos. Esta técnica recebe o nome de Auriculoterapia e baseia-se nos pontos de Complexos Neuro Vasculares (CNV), num nível mais avançado encontramos a Aurículo-Medicina, que faz uso de aparatos ultra modernos de diagnose e terapia com base na reação orgânica e as freqüências. As correntes modernas seguem as teorias  “científicas”, ou seja, afirmam que o efeito da Auriculoterapia, ou estímulo reflexo-neural do pavilhão auricular, deve-se à proximidade deste do cérebro, que através de um reflexo cerebral produziria uma resposta curativa nos órgãos distantes, em outras palavras, é uma Reflexologia de Microsistemas.

Em sua obra “Introduction to Acupunture Anestesia” (1973), o Dr. Willian Lowe sugere que o pavilhão auricular possui várias inervações provenientes dos nervos trigêmeo, facial, vago e occipital, de tais inervações , por onde passam os pontos de Auriculoterapia, o estímulo sensibilizaria uma região do cérebro, que por sua vez, está ligado ao resto do corpo pelo sistema nervoso central e periférico.

Ultimamente a Auriculoterapia tem sido muito procurada para redução de peso, combate ao alcoolismo, tabagismo e drogas devido aos excelentes resultados, muitas vezes uma única aplicação é suficiente para que a pessoa abandone a bebida completamente. Contudo, a terapia possui uma ampla gama de ação, como nos casos de alergias, dermatites, artrites, dores musculares, nevralgias, insônia, asma, depressão, distúrbios orgânicos, comportamentais e emocionais.

A aplicação é feita em poucos minutos, consistindo em assepsia, localização dos pontos ativos e colocação de uma micro-agulha, esfera metálica ou sementinha fixada com um esparadrapo cirúrgico. Geralmente os efeitos são sentidos logo após a aplicação, pois a liberação das endorfinas e o estímulo reflexo-neural são imediatos.  Além de ser uma terapia isenta de efeitos colaterais e que estimula o próprio organismo a funcionar corretamente, é de baixo custo e com resultados surpreendentes, reduzindo o stress, a ansiedade e o nervosismo.

Kojji Narimatsu

Acupunturista, fez estudos de Auriculoterapia com Dr. Rafael Nogier, M.D., filho do Dr. Paul Nogier,um dos maiores expoentes mundiais da Auriculoterapia.