|
A depressão é um estado emocional natural que acomete o indivíduo após uma grande perda ou decepção. O problema é quando este estado se torna patológico ou mórbido e prolonga-se por muito tempo (além de duas semanas dos sintomas já se considera um indício da doença). Neste caso é necessário buscar tratamento, pois a depressão vai matando aos poucos, a princípio produzindo incapacitações que vão afetando o convívio com outras pessoas, o rendimento profissional e prejudicando a saúde geral, levando, inclusive, a óbito.
Os sintomas da depressão clínica são muito variados, veja a lista abaixo, geralmente tendo quatro deles já é algum indício da doença e deve-se procurar ajuda médica e psicológica (o consenso mundial é que depressão tem cura, através de medicação e terapia):
-
Ideação suicida, achar que não vale a pena viver e desejo de morrer.
-
Pensamentos negativos, pensamentos ruins, de que alguma coisa vai acontecer, de acidentes, assaltos, fracasso etc.
-
Sensação de fraqueza, sem energia.
-
Desanimado, sem interesses, pessimismo, desesperança, sentimento de que nunca vai melhorar.
-
Humor deprimido, tristeza e choro sem motivos relevantes.
-
Dificuldade de concentração e memória.
-
Alterações (falta ou excesso) de apetite, sono e sexo.
-
Lentidão das atividades físicas e mentais
-
Dores pelo corpo, dores nas costas, dores de cabeça etc.
-
Opressão no peito ou na garganta, angústia.
-
Dificuldade de tomar decisões ou iniciar e concluir suas tarefas.
-
Irritabilidade, impaciência,inquietação, nervosismo.
-
Dificuldade para chorar.
-
Auto-comiseração, sentimento de pena de si mesmo.
-
Falta de prazer nas atividades que antes eram de prazerosas, perda do desejo ou prazer sexual.
-
Sentimentos de culpa injustificáveis.
-
Lábios ressecados, emagrecimento e perda de apetite, má digestão e constipação.
-
Reclamações e queixas freqüentes.
Causas da Depressão
Ainda não se chegou à um consenso quanto à etiologia da depressão. A explicação mais comum atribui ao desequilíbrio bioquímico do neurotransmissor chamado serotonina, relacionado ao estado de humor. E tratam o distúrbio com medicações. Por outro lado, existem estudos que sugerem eventos desencadeantes de um episódio depressivo. Alguns superam em pouco tempo, outros desenvolvem a doença ao longo da vida, o que indica uma pré-disposição. Trabalhos recentes mostram que mais do que a influência genética, o ambiente durante a infância pode predispor mais as pessoas. Assim, parece que a questão está na estrutura psíquica, na formação da personalidade e nos traumas sofridos na infância.
As Terapias Naturais auxiliam muito no tratamento da depressão, alguns de forma paliativa, outros de forma mais profunda, quando trabalham a estrutura psíquica:
-
Aromaterapia: BERGAMOTA, LITSEA CUBEBA, JASMIM, YLANG-YLANG, rosa damascena, cravo, camomila romana, olíbano, gerânio, lavanda, limão, patchouli, petit grain.
-
Cromoterapia: Vermelho, Laranja, Violeta, Dourado.
-
Fitoterapia: Hipérico.
-
Florais e Oligoterapia: Corretor Anérgico, Neurovit, Traumavit.
-
Musicoterapia: marchas de Wagner, Vivaldi, Mozart, Beethoven (5 e 9ª Sinfonia).
-
Acupuntura e Shiatsu: através da massagem shiatsu, baseada na acupuntura os sintomas da depressão cedem rápido, algumas vezes instantaneamente. Os seguintes pontos são muito úteis para aplicação de DO-IN (auto-massagem nos pontos de acupuntura): E36, VC17, 3,4,12,14,15, VG20, C3,7, R3,7, BP6.
-
Hipnose e auto-hipnose: Na auto-hipnose, usar as seguintes formulações por 21 dias cada uma: “eu sou muito importante”, “a minha vida é muito importante”, “eu estou cada vez melhor”, “eu nasci para ser feliz”, “eu mereço estar bem”, “eu perdôo fulano por...” “eu libero e deixo ir as mágoas / tristezas / raivas”. Na hipnose as formulações podem ser semelhantes, fortalecendo a auto estima, a auto confiança e o amor à vida. E também catarseando as mágoas, raivas e tristezas, ao mesmo tempo em que
-
Terapia de Regressão: induz a revivência dos eventos desencadeantes da depressão, dessensibilizando-os, e é feita uma resignificação, reenquadramento ou re-imprint de situações traumáticas infantis.
-
Psicanálise Integrativa: busca encontrar as falhas estruturais, econômicas e energéticas do aparelho psíquico e corrigi-las.
A Psicanálise Integrativa, juntamente com suas ferramentas, as terapias naturais, terapia de regressão e hipnose, tem demonstrado excelentes resultados no tratamento de quadros depressivos.
Foto: Emanações Energéticas, pintura em tela da Artista Plástica Neiva Külzer ( Veja em nossa Loja, nos diversos, Arte Terapia).
|